Devemos Cobrar de Colega?
- Breno Gomes
- 6 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Na Medicina, não é incomum um colega não cobrar do outro. Em algumas situações, nem mesmo de parentes próximos de colegas. Seria uma espécie de “acordo entre cavalheiros”. Uma boa parte dos médicos mais antigos não cobram e acham a cobrança absurda, uma falta de coleguismo. Será? Este assunto gera muita discussão e gostaria de refletir sobre ele, partindo do pressuposto que não existe certo ou errado e que o assunto sequer é abordado no Código de Ética Médica.
Geralmente, cobro normalmente e faço questão de pagar quando preciso de algum serviço médico. Muito mais simples, profissional e justo. O pagamento do serviço demonstra respeito e apreço, na minha opinião. Definitivamente, não me sinto ofendido pela cobrança, até gosto. “Não posso oferecer de graça a única coisa que vendo!” Óbvio que tenho pacientes gratuitos (geralmente por questões financeiras e por gratidão) e já fui atendido gratuitamente, mas não é minha rotina.
Inclusive, muitos pacientes se sentem desconfortáveis ao não pagarem. Consideram que o tratamento é diferente ou que estão recebendo um favor, muitas vezes, desnecessário. Sentem-se inibidos de fazer uma ligação, por exemplo, por vergonha de incomodar, apenas pelo fato de estarem sendo acompanhados gratuitamente. O pagamento gera um vínculo mais profissional para ambos. O viés da reciprocidade (obrigação moral de oferecer algo em troca) pode incomodar muita gente. A maioria dos médicos não se sente ofendido em pagar pelo serviço.
Lembre-se! Você cobra de quem você quiser e o quanto você quiser pelos seus serviços ou produtos. Ninguém tem nada a ver com isso! Quem baliza se está certo ou errado, barato ou caro, justo ou não, é o mercado. Recomendo apenas que nunca banalize o seu serviço. Você levou anos para atingir a segurança necessária para conduzir um caso, independente da gravidade. A “simples” condução de um quadro gripal (por mais simples que pareça) exige conhecimento significativo, responsabilidade e o mais importante, na minha opinião, disponibilidade para acompanhar o caso. Nada mais justo que você receba pelo seu serviço.
Gostaria de ouvir comentários e opiniões sobre o assunto. Manda aí!

Parabéns pela colocação! Penso e compartilho da mesma opinião!