top of page
Buscar
Foto do escritorBreno Gomes

Verdades Mentirosas - O Brasil em 2022

Brigar com fatos fidedignos já é complicado. Brigar com fatos usurpados é burrice! Independente do seu lado. Querer mudar idéias exige debate e maturidade inexistentes (ou raríssimos) na nossa sociedade atual. No oceano das redes sociais, as  informações são picotadas para transmitir a mensagem à mercê do interlocutor. Existem tantos vieses, por vezes inacessíveis, que tornam a certeza uma enorme ilusão. Ilusão esta que nos faz brigar por verdades mentirosas. Divergir em opiniões é salutar, mas brigar é irracional. Parem e pensem com um pouquinho de razão… todos queremos evoluir e melhorar a nossa sociedade, sem exceção. Lembrem-se que existem vários caminhos diferentes para isso. Não existe certo ou errado, existe o que se adapta melhor a você. Ambos os lados possuem bons argumentos. A irracionalidade impede de enxergar o bom na opinião contrária.


Em Medicina, posso tratar a mesma doença de formas completamente diferentes e com o mesmo resultado final. Sem certo ou errado, apenas diferentes. A decisão pauta-se na vivência e em dados coletados ao longo da sua jornada, que é única. A sua forma de enxergar o mundo é singular. A tomada de decisões humanas é extremamente falha, sendo assim, evolua para uma posição de complementação de ideias, ao invés de imposição das suas. 


O debate político atual é o retrato da irracionalidade do ser humano na tomada de decisões e na condução da sua vida. A divergência é enxergada como burrice, a intolerância inaceitável passou a ser a essência de um debate ridículo, infrutífero e perigoso. Brigas familiares nunca estiveram tão frequentes. Certezas fantasiosas dominam um discurso cada dia mais fútil, agressivo e estéril.


Segundo um ditado chinês, “dê três voltas dentro da sua casa, antes de querer mudar o mundo.” Todos somos falíveis, enviesados nas tomadas de decisão e nas nossas convicções. Sejamos humildes para entender isso. Não brigue brigas que não são suas. Política é jogo de poder e manipulação, não avacalhe sua vida em prol de alguém que nem sabe que você existe ou de idéias que podem estar completamente distorcidas. Recomendo que você se cuide primeiro. Antes de brigar por políticos, arrume sua casa. Tem dormido bem? Tem se alimentado bem? Tem feito exercícios? Tem conseguido descansar? Tem se desenvolvido intelectualmente? Pois é…político nenhum irá fazer isso por você. Briguinhas que não são suas estão tirando sua saúde e você nem está notando. Atue sobre aquilo que você tem poder real, ou seja, na sua vida. Não encha o saco de ninguém, seja diferente em tempos de brigas terceirizadas envolvendo assuntos distorcidos e fúteis. 


Pratique o silêncio (a melhor forma de persuasão e mantenedor da sua saúde mental, tente não refutar ou discutir sobre opiniões que te ofendem), a alienação consciente (afaste-se da mídia superficial, picotada e burra; aprofunde-se em temas que você gostaria de conhecer melhor antes de brigar) e o egoísmo racional (cuide-se primeiro, sempre). Lá na frente, com maior maturidade, independente da sua idade, você perceberá a inutilidade dessas brigas terceirizadas que não pagam os seus boletos, nem te deixam mais felizes. No final, independente do resultado, vamos levantar cedo e continuar trabalhando em busca dos nossos objetivos.

3 Comments


Vinicius Lima
Vinicius Lima
Oct 26, 2022

Muito bom!

Like

josesergio
Oct 17, 2022

Muito bom questionamento

Like

Excelente texto e reflexão !!

Like

Divagando em Saúde

Quer receber todo meu conteúdo de maneira simples e direta? Cadastre-se!

Obrigado!

bottom of page