top of page

Leia o SEU Manual

ree

Você lê o manual de instruções antes de usar algo que acabou de comprar? Alguns estudos apontam que apenas 20-25% das pessoas lêem o manual inteiro, aproximadamente 50% consultam apenas quando precisam e entre 25-30% não lêem nada, ou seja, vão por acerto e erro (1). Sabia que 95% dos aparelhos devolvidos por defeito estavam funcionando perfeitamente?(2) Pois é… a maioria das pessoas não costumam ler manuais, logo, a chance de subutilização, má utilização ou dano é real e comum. Esses dados podem ser facilmente transpostos para o nosso autoconhecimento. Pouquíssimas pessoas o buscam de verdade e com as ferramentas adequadas, mas lembre-se, cedo ou tarde, você precisará aprender… Leia o seu Manual! 


Há mais de 24 anos escrevi esta frase por ocasião da minha formatura: “Consciente da utopia do saber máximo na Medicina, inicio, humildemente, minha trajetória como Médico”. Pura ilusão achar que a Medicina consegue explicar tudo… Hoje, entendo perfeitamente a relação direta entre a Teoria do Caos (meu pai sempre insistiu para que eu a  estudasse) e a Medicina. As variáveis são tantas que o resultado final é SEMPRE incerto. Certeza é utopia e é um sinal de inocência ou de soberba, em se tratando do conhecimento do corpo humano. O que faz bem para uma pessoa pode prejudicar a outra. O mesmo remédio, a mesma doença, em pessoas diferentes, podem ter resultados completamente diferentes. Sendo assim, a ordem é uma só: Leia o SEU Manual! 


Cada um tem o seu, único e extraordinário. O nosso corpo (físico e além!) é perfeito e complexo demais para acharmos que estudá-lo é simples ou desnecessário. A “leitura” demanda tempo, interesse, paciência e, principalmente, vontade. O nosso Manual é difícil mesmo, vem em outra língua. Uma língua não falada, mas sentida. A leitura é exigente, trabalhosa. Nenhum manual é igual ao outro. Um erro comum, principalmente em épocas de redes sociais, é ver o Manual de outra pessoa (em tiktoks, feeds, reels ou stories) e achar que funciona para você. Doce ilusão. Ao tentar encurtar o caminho, ele torna-se mais longo, difícil e vazio. Leia o SEU Manual!


Autoconhecimento é aprender a ler o “Seu Manual”. Aprender a sentir, observar e entender o seu corpo. Seja na alimentação, no exercício, no estudo ou no trabalho. Entender como você aprende, por exemplo, suaviza o caminho. Conhecer quais alimentos te fazem bem ou aqueles que te fazem mal, também é autoconhecimento. “Glúten faz mal!” - não para todo mundo! Aqueles que universalizam uma conduta são simplistas, inocentes ou aproveitadores. Nenhum Manual é igual ao outro. Possuímos um universo de possibilidades dentro de nós, onde a única certeza é a incerteza. Leia o SEU Manual!


A responsabilidade da leitura é exclusivamente sua, ninguém fará isso por você. O seu Manual é complexo e, por vezes, inacessível em um primeiro momento. Algumas pessoas próximas ou profissionais realmente preparados podem ajudá-lo no processo, mas jamais executá-lo por você. Além da sua complexidade implícita, ele ainda muda com o tempo! A leitura precisa ser contínua e atenta. Novos capítulos vão aparecendo ao longo da sua vida. O entendimento só vem após muitos anos, após um trauma ou pode nunca vir, caso haja descaso! Finalizando, é uma leitura eterna e obrigatória para quem busca o bem estar real. A única certeza é que você não irá se arrepender e, impreterivelmente, irá se desenvolver! Não desperdice o seu real potencial. Não use o dos outros… Leia o SEU Manual! 



Referências:

 
 
 

Comentários


Divagando em Saúde

Quer receber todo meu conteúdo de maneira simples e direta? Cadastre-se!

Obrigado!

bottom of page