Como Nossos Pais II: Mamãe
- Breno Gomes
- 25 de jun.
- 3 min de leitura

Na última postagem, fiz uma homenagem ao Papai com uma menção pequena, mas sincera, à Mamãe no final. Hoje, resolvi enumerar alguns dos muitos ensinamentos que vieram dela e, formalmente, deixar pública a minha mais sincera gratidão e apreço! Mãe, saiba que se sou o que sou hoje, muito devo a você, meu primeiro grande amor! Seguem alguns dos aprendizados vindos dela!
Cuidar é a essência da Medicina. Muitos acham que minha habilidade dentro da Medicina vem do Papai, mas quem conhece a Mamãe sabe que esta é a sua principal característica. Me atrevo a dizer que puxei bem mais ela do que ele! Ela cuida mesmo, de tudo e de todos. Sempre é um ombro amigo ou um abraço. Alguém adoeceu? Nem precisa chamar, ela vai se prontificar a ajudar, independente se é parente próximo ou amigo. Ela é assim. Cuidado é uma palavra que a define bem. A sua dedicação ao Papai, por exemplo, é algo surreal, por vezes, indescritível. Ela demonstra seu amor por ele, cuidando! Sabe que não é sua obrigação, mas é obrigada por sua essência!
Pouquíssima gente conversa sobre o fim da vida, minha Mãe sempre conversou, desde que éramos pequenos. “Caso eu fique dependente em uma cama, me deixem morrer!” - aparentemente mórbido, mas de uma sensatez e lucidez infinita. Caso ocorra, já temos as orientações dadas por ela mesma. Ela me ensinou que a morte é parte inseparável da vida. Aprendi a encarar a morte como algo natural.
O respeito incondicional às mulheres! Quando era pequeno era cercado por 4 mulheres: Mamãe, Zi, Érika e Larissa. Cresci em um ambiente feminino e aprendi a respeitá-las e admirá-las. Hoje, sou cercado por três: Camila, Malu e Bebela, meus maiores amores! Aprendi e tento passar para minhas meninas os ensinamentos dela. Não dependam de ninguém (marido, namorado ou quem quer que seja), estudem, batalhem e conquistem aquilo que desejem. Mamãe sempre passou isto diretamente para minhas irmãs, mas aprendi de tabela!
Mamãe sempre faz o que precisa ser feito. Sem firulas ou pompas. Precisa ser feito? Ela faz. Pode até reclamar um pouco (e muito pouco), mas faz. Nunca tem mimimi. Ela até se sacrifica para entregar o que é preciso. Não gostar é diferente de não fazer. A sua vitalidade impressiona!
As portas da sua casa sempre estão abertas e ela fica brava quando não entramos! A típica casa de Vó! Eternos bolos, sorvetes e pães de queijo para os netos. A sua casa é ponto de encontro!
Mamãe é cercada de amigas leais! No seu aniversário, ficou escancarado o seu dom de agregar as pessoas ao seu redor. Ela é um porto seguro, seja na nossa família, seja das amigas. Pode até envergar, mas não quebra. Aguenta o tranco mais que qualquer pessoa que conheço. Claro que ela sofre, mas sempre enfrenta os problemas de frente. O seu jeito de encarar a realidade de forma realista e prática, sem rodeios, é o seu super poder. Problema é feito para ser resolvido, não lamuriado!
Concluindo novamente, não por falta de imaginação, mas por convicção… o novo sempre vem, mas apesar de termos feito tudo o que fizemos, ainda somos os mesmos e vivemos, como os nossos Pais! Que bom! Sou eternamente grato por isso! Te amo, Mamãe!

Instagram: @prof.breno
Trilha Sonora: Como Nossos Pais - Belchior por Elis Regina
Comments