top of page
Buscar
Foto do escritorBreno Gomes

Seja Egoísta!


Acredite, o egoísmo pode ser bom! Na verdade, ele precisa existir! Parece paradoxal, mas você só conseguirá ajudar o outro (altruísmo), da melhor maneira possível, se você estiver realmente bem antes. Na Medicina, esta é uma verdade incontestável. Inúmeros colegas totalmente envolvidos no trabalho médico, ajudando as outras pessoas de forma exemplar, mas se esquecendo ou banalizando o autocuidado, sacrificando-se e tornando-se doentes (ansiedade, depressão, obesidade, dentre outras). O autocuidado é um exemplo deste egoísmo saudável! Cuidar-se antes de ajudar o próximo é premissa básica para a real efetividade e perenidade do altruísmo.


Recentemente, conheci a fabulosa Ayn Rand (1905-1982), filósofa e escritora russa, naturalizada americana e criadora da filosofia objetivista. O seu mais famoso livro, que recomendo fortemente a todos, é “A Revolta de Atlas”, publicado em 1957 e extremamente atual! O Objetivismo, de forma bem resumida e simplista, é uma linha filosófica que defende que o objetivo moral da vida é a busca da própria felicidade; e a razão seria o único meio para perceber a realidade, a única fonte de conhecimento, o único guia de ação e o meio básico de sobrevivência. O altruísmo seria incompatível com a natureza humana, segundo Rand.

Meu objetivo aqui é trazer o conceito do “Egoísmo Racional”, cunhado por ela, para dentro da prática médica e das demais profissões. Esta é apenas a minha visão! Egoísmo é a preocupação com nossos próprios interesses, logo, nossa saúde deve e precisa se enquadrar aí.


A primeira regra dos primeiros socorros é a avaliação do local, ou seja, buscar identificar e evitar situações que estejam mantendo ou agravando o risco naquela cena. Exemplificando, ao presenciar um acidente na estrada, as duas primeiras regras fundamentais são: estacionar o seu carro em um local seguro e sinalizar o local de maneira efetiva. Após estas medidas, e somente após adotá-las, é que você vai avaliar os feridos e chamar por ajuda. A não execução destas duas simples regras pode torná-lo uma vítima também. 11 de Setembro de 2001, no atentado às torres gêmeas nos EUA, os bombeiros entraram no primeiro prédio sem avaliar a situação adequadamente. O resultado é conhecido: mais de 300 profissionais mortos. A analogia com a Medicina é direta. Você não conseguirá ajudar o outro, da melhor forma possível, caso você não esteja bem, simples assim.


Isto posto, defendo fortemente o egoísmo racional e saudável no nosso dia-a-dia: VOCÊ PRIMEIRO! Cuidar-se, estar bem e feliz, nos aproxima muito mais da excelência nos nossos serviços. Os seis pilares do bem-estar precisam ser buscados de maneira ininterrupta por qualquer profissional, principalmente, o médico: qualidade dos relacionamentos, alimentação, exercício, sono, educação financeira e tempo para desacelerar. Este egoísmo do médico é indispensável para o paciente! Não podemos ser um doente cuidando do outro. O seu cuidado precisa e deve vir antes do cuidado ao próximo. Ayn Rand defendia esta filosofia há mais de 65 anos e, para mim, faz muito sentido na carreira de qualquer profissional. Lembre-se que o egoísmo é o pai do altruísmo. Seja um egoísta racional e saudável!





2 opmerkingen


mmdpimenta
22 mrt. 2022

Muito bom Breno . E nem considero egoísmo...o cuidado conosco mesmos faz parte da atitude de gratidão que devemos ter pelo dom da vida !!! E assim experimentá-la e usufruir dela com satisfação e alegria!!! Dessa forma cuidamos melhor !

Like

angelo.brunoeyt
18 mrt. 2022

Mais um excelente artigo, Dr.! Abraço, meu velho.

Like

Divagando em Saúde

Quer receber todo meu conteúdo de maneira simples e direta? Cadastre-se!

Obrigado!

bottom of page