O Colhedor de Histórias
- Breno Gomes
- 8 de out. de 2024
- 2 min de leitura

O Clínico Geral é um "Colhedor de Histórias"...
Andamos meio raros, mas seguimos resistindo, colhendo histórias com atenção genuína, com olho no olho, sem pressa e cientes da importância da tão esquecida anamnese completa! Nosso verdadeiro super poder! Colher histórias é simples, mas não é fácil! Todo o Sistema de Saúde sente falta da nossa atuação mais massiva, como antigamente. Somos uma das poucas espécies na Medicina que sabe conjugar bem tecnologia com atenção.
Colher histórias é entregar ATENÇÃO, a maior moeda de troca do século XXI. Vários "concorrentes" já aprenderam isso, mas muitos médicos ainda não se tocaram. O mercado clama por ATENÇÃO e, acredite, paga muito bem por isso. Culpar o Sistema é o caminho mais simplório, covarde, inerte e inefetivo para resolver o problema. Lembrem-se, o Sistema somos nós!
O "Colhedor de Histórias" gosta, sabe e, principalmente, QUER te escutar. Sabemos que, de uma boa história, retiramos diagnósticos e até sofrimento. Aliviamos mais que a maioria das medicações. Colher histórias é um trabalho artesanal, minucioso e delicado, impossível de se fazer em 5 minutos. Gastamos o tempo necessário, geralmente bem mais que as médias atuais da Medicina, mas economizamos muito em exames, procedimentos e preocupações desnecessárias para os pacientes. O Sistema precisa de mais "Colhedores de Histórias".
Colher histórias é uma via de mão tripla! Alivia três lados! O paciente tem sua dor escutada e encontra um norte, uma luz, em meio ao caótico e cruel Sistema de Saúde, no qual o doente é obrigado a escolher os caminhos em meio à total escuridão. O médico, durante a "colheita", vem para o momento presente, abstrai dos seus próprios problemas externos e tem a sua satisfação profissional resgatada. O Sistema se viabiliza, pois a boa prática médica, baseada na anamnese bem colhida, é infinitamente mais resolutiva do que a Medicina baseada apenas em exames. Não se iluda! O número de exames solicitados pode ser inversamente proporcional à qualidade real de uma consulta médica.
Em tempos de supervalorização do "storytelling", ou seja, da capacidade de contar histórias, vos digo que infinitamente mais importante na Medicina é o poder de escutar histórias. Jamais entraremos em extinção! Nós, Clínicos Gerais, andamos raros, mas sempre estaremos disponíveis.
E você, gestor? Já pensou que boa parte da solução está em modelos que valorizem e multipliquem os bons Clínicos?
E você, Médico? Há quanto tempo você não colhe uma anamnese completa? Experimente!
E você, usuário do Sistema? Já encontrou um "Colhedor de Histórias" para chamar de seu? Procure, ache e valorize-o.
Não me atrevo a solucionar o problema do Sistema de Saúde brasileiro, mas afirmo, categoricamente, que o "Colhedor de Histórias" é parte indispensável desse processo!
Canal Divagando em Saúde no Whatsapp!
Gostou do texto? Assine meu canal no Whatsapp e receba em primeira mão todos os meus conteúdos! Caso você já receba, mesmo assim, se inscreva!
Comments