O Assassinato da Reputação
- Breno Gomes
- 23 de mai. de 2022
- 1 min de leitura
Recentemente um caso de óbito de uma jovem paciente após um procedimento de cirurgia plástica na capital mineira foi amplamente noticiado e comentado. Imediatamente milhares de pessoas revelaram-se “juízes da internet”, desprovidos de um mínimo de informação e abastecidos de uma soberba preocupante. O médico não foi somente acusado nas mídias sociais, ele foi linchado virtualmente. Fiquei perplexo em observar que os "juízes da internet” têm o poder de saber tudo o que aconteceu ali, naquele dia, dentro daquela sala de cirurgia, antes mesmo do IML ou do Tribunal de Justiça.
Nesta situação, separa-se, com muita clareza, quem realmente busca melhorar o sistema e quem busca apenas “cliques”. Para toda acusação, linchamento e julgamento precipitado, pode haver uma segunda vítima, um médico desmoralizado, uma carreira destruída. Na imensa maioria das vezes, a falha ocorre com pessoas boas, trabalhando em ambientes complexos dentro da incerta Medicina, onde, fazer tudo certo pode dar errado e fazer tudo errado pode dar certo.
A banalização dos procedimentos estéticos é um fato. A incerteza precisa ser dividida com o paciente sempre. A investigação minuciosa da situação sempre deveria preceder o julgamento. Cuidado... Hoje foi ele, amanhã pode ser eu ou você.

Observação:
A inspiração para esta reflexão foi o texto do colunista do Estado de Minas, Renato Assis. Link para a reportagem: https://www.em.com.br/app/colunistas/renato-assis/2022/05/09/interna-renato-assis,1364894/nova-fatalidade-apos-cirurgia-plastica-em-bh.shtml
Muito bem colocado..... Abraço
Exatamente! Precisamos evitar participar desse tipo de cancelamento na grande maioria das vezes.
Sensacional Breno 👏👏