top of page

Em qual fase você está na sua Carreira?

@prof.breno


É impossível planejar carreira. O que é uma certeza hoje, amanhã já mudou drasticamente. A Teoria do Caos rege nossas carreiras, onde as variáveis são tantas (você mesmo, família, mercado, mundo, acaso etc…) que o destino final fica praticamente impossível de se prever. A carreira é desenhada ao longo do caminho. Oportunidades surgirão, boas ou ruins, e as abraçaremos ou não, acertaremos algumas e erraremos tantas outras. O importante nesta caminhada é desenvolvermos “ferramentas” para enfrentarmos qualquer escolha de frente, sempre aprendendo, independentemente do resultado final.


Na minha visão pessoal, divido a carreira em quatro momentos clássicos: calejamento, estabelecimento, tração e legado. Vou conceituá-los a seguir….


Calejamento


Ao entrar na faculdade, o calejamento inicia-se. Diploma na mão, bora entrar no mercado de trabalho! Aí o jogo começa de verdade. Hora do trabalho duro, sem muitas escolhas quanto a horários, salários e locais. Dificilmente conseguimos escolher entre opções, abraçamos a oportunidade que aparece. A submissão aos mais experientes é fundamental (já escrevi sobre isso por aqui) e necessária para o amadurecimento profissional. Inúmeros treinamentos, residência médica e especialização são alguns exemplos na área médica de como intensificar e acelerar o calejamento. Plantões, carga horária mais puxada e refinamento do “ser médico” fazem parte deste momento da carreira. Não existe duração certa, afinal de contas, em qualquer carreira, o calejamento é perene e necessário. Quanto mais vivências dentro da sua profissão, maior o seu repertório para enfrentar o ordinário e o novo.


Estabelecimento


O dinheiro começa a entrar, o crescimento dentro da profissão atinge um patamar mais maduro e nos estabelecemos como profissionais. Nossa clientela vai aumentando e se fidelizando. A formação de patrimônio precisa e deve ser um dos objetivos principais neste momento. A segurança e resolutividade no exercício da Medicina já estão bem satisfatórias. Claro que existe um espectro grande dentro deste momento, mas, geralmente, a produção consegue pagar a sobrevivência com tranquilidade. A grande maioria dos profissionais estaciona nesta etapa.


Tração


Este momento é baseado na inovação. Poucos profissionais partem para esta vertente e é, justamente aqui, que atinge-se um nível superior de remuneração e escala dentro da profissão. O envolvimento de mais colegas, de ferramentas digitais, de expansão física do negócio e de abrangência são alguns dos exemplos. O ensino digital é um exemplo avassalador na atualidade. A tração em outros setores, fora da Medicina, também é uma ferramenta importante, podendo ser, inclusive, um investimento.


Legado


Este momento é para pouquíssimos profissionais. As realizações transcendem a vida do profissional, atravessa gerações, quebra e institui novos paradigmas. Um grande exemplo, muito próximo a mim, seria o Dr. José Salvador Silva com sua espetacular Rede Mater Dei de Saúde, já na sua terceira geração familiar dentro do negócio, além dos milhares de colaboradores envolvidos e vivendo o seu sonho que transcende sua geração.


A imensa maioria dos profissionais não percorre os quatro momentos. Indiscutivelmente, não é para todo mundo. Geralmente, ocorre a acomodação no segundo momento. Lembrando que está tudo bem. Esta é apenas uma divisão didática dos principais momentos da nossa carreira, lembrando que todos eles precisam ser vividos com intensidade, lucidez e consciência de que o caminho só se faz ao caminhar. Viva cada uma delas com uma coerência paciente!



Caso este conteúdo tenha feito sentido para você, inscreva-se no meu site. Você receberá, em primeira mão, todo conteúdo que produzo. As redes sociais não entregam. Forte abraço!




 
 
 

留言


Divagando em Saúde

Quer receber todo meu conteúdo de maneira simples e direta? Cadastre-se!

Obrigado!

bottom of page